quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Camu camu seria a nova arma contra o colesterol alto?

camu camu

Camu camu, caçari ou araçá d’água é um arbusto que cresce de forma silvestre na beira de rios e lagos de água preta, onde permanece submerso por quatro a cinco meses. Apesar de crescer submersa, a planta tem demonstrado uma boa adaptação à terra firme, onde há floração praticamente todo o ano, sendo o seu pico de produção durante os meses de abril a julho.

Trata-se de um fruto globuloso, com 10 a 32 mm de diâmetro, de coloração variando entro o vermelho, rósseo e roxo, a depender do grau de maturação. Por ser uma fruta ácida, dificilmente é consumido na sua forma natural, porém na Amazônia peruana o camu-camu é utilizado na preparação de sucos, sorvetes, picolés, geléia, doces, licor e até em tortas e sobremesas.

Nos últimos anos a fruta tem chamado a atenção dos pesquisadores devido ao seu alto teor de ácido ascórbico, a famosa vitamina C. Com teores que variam de 845mg a 2994mg a cada 100g do fruto, o camu-camu possui uma quantidade de vitamina C maior que a maioria das plantas cultivadas, inclusive a acerola.

Além do alto teor de vitamina C, o fruto possui uma boa quantidade de quercetina (400mg/100ml de suco), um flavonoide que apresenta uma importante ação antioxidante. Também é possível encontrar nesse fruto uma quantidade de minerais que apesar de não ser expressiva,  pode contribuir para que a ingestão diária recomendada possa ser atingida. Por conter uma pequena quantidade de carboidratos e lipídeos, o fruto pode ser classificado como de baixa densidade energética, tornando-se uma alternativa para as pessoas que necessitem de restrição energética.

A partir do que foi descrito até o momento, podemos concluir que essa seria uma ótima fruta para introduzirmos em nossa alimentação do dia a dia, né? E é exatamente por isso que ela vem sendo bastante estudada por pesquisadores.

No começo desse ano foi publicado, na Revista Brasileira de Nutrição, um artigo científico mostrando o efeito do camu-camu na melhora do perfil lipídico de camundongos. No estudo foram avaliados os seguintes indicadores: colesterol total, LDL-c, HDL-c, triglicérides, colesterol fecal e colesterol hepático. Ao final do estudo os pesquisadores concluíram que o suco de camu-camu tem ação moduladora do perfil lipídico, ou seja, em casos de dislipidemia, a ingestão do suco atuaria controlando, ou até prevenindo, distúrbios na utilização da gordura em nosso corpo.

A pesquisa foi feita com doses de 0,4 ml/Kg, 4,0 ml/Kg e 10,0 ml/kg de peso corporal, onde foi observado que o suco a 10mL/Kg foi mais efetivo em reduzir o colesterol e o LDL-c. As concentrações de HDL-c não sofreram alterações.

Os antioxidantes têm se mostrado importante na alimentação dos pacientes que necessitam tratar uma dislipidemia (alterações nas concentrações sanguíneas de gordura), principalmente, com o objetivo de evitar a oxidação LDL-c (o famoso colesterol ruim) pelos radicais livres, o que poderia causar danos maiores ao nosso organismo.

Apesar de todos os benefícios que essa frutinha pode trazer a nossa saúde, a sua produção no Brasil ainda é escassa. Por falta  de incentivo na produção, o camu-camu ainda é pouco produzido e comercializado. A produção de polpa não chega a 20 toneladas por ano, sendo o estado do Amazonas o seu maior produtor. No Pará a fruta começou a ser produzida em área de terra firme, porém sua produção ainda é pequena, de 5 toneladas de polpa por ano. Atualmente o Peru é o maior produtor, chegando a produzir 800 toneladas de polpa ao ano, que são exportadas para o Japão e America do Norte. O estado de São Paulo chegou a cultivar a fruta, mas apesar da boa adaptação, a produção não era regular e por isso deixou de ser exportada.

Mas é bom lembrar que apesar de rica em vitamina C e das recentes descobertas, a fruta sozinha não é capaz de fazer milagres. Por isso, se você tem  um colesterol alto, procure um profissional nutricionista que irá inserir o consumo do camu-camu dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, específica para o seu caso.

E agora, vamos tomar um suco de camu-camu?

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P - Nutricionista em Salvador.

Cultivo do camu-camu. Disponível em: . Último acesso em: 01/06/2012.
XAVIER, Gustavo; FERRO, Rogério. Vitamina camu-camu. Disponível em: . Último acesso em: 02/06/2012.
SHWERTZ, et. al. Efeito hipolipidêmico do suco de camu-camu em ratos. Rev. Nutr., Campinas, 25 (1): 35-44, jan./fev., 2012.Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.

Veja Produtos para Emagrecer, Perder Peso e Emagrecedores Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário