quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Unhas: elas dizem muito sobre a saúde do corpo

unha_saude_sinais_nutricionista_alimentação_tireoide_metabolismo_nutrição_funcional_piracicaba_tobaja_daniela

Ter unhas bonitas e fortes é preciso, primeiramente, estar saudável, portanto, alimentar-se bem. Provavelmente já ouviu a frase ‘Você é o que você come’, eu diria que “Você é o que você come, absorve e utiliza”. Para ter uma boa absorção dos nutrientes, além de uma alimentação balanceada diariamente, é necessário estar em dia com alguns princípios básicos da fisiologia do corpo, como ter uma boa mastigação; uma produção ideal de enzimas digestivas, que é incomum em pessoas que têm como hábito beber líquidos com a refeição; deve-se comer um bom prato de salada todos os dias; ter um bom pH salivar, estomacal e intestinal, o que geralmente está alterado na presença de medicamentos, na ausência do hábito de consumir frutas diariamente, ou em patologias como gastrite e colite, entre outros fatores; e deve-se ter um intestino saudável. Os principais sintomas de desequilíbrios da flora intestinal são a constipação ou diarreia, espinhas, muita ‘fome de doce’, língua esbranquiçada, entre outros.

O que as unhas revelam

As unhas também refletem a saúde do corpo. Algumas deformações podem ser sinais de doenças ou falta de vitaminas.

- Unhas pálidas, sem cor: anemia, falta de ferro causada pela deficiência de vitamina C, A, E, complexo B e zinco. Neste caso, aumente o consumo de feijão branco, que é rico em ferro de boa absorção, e a inclusão de uma fruta rica em vitamina C, como a laranja (com bagaço), além de um bom prato de salada com azeite (vitamina E).

- Unhas ressecadas, que quebram com facilidade e descamam: falta de vitamina A, proteínas e cálcio; contato com produtos químicos diversos, além dos químicos encontrados em diversos alimentos industrializados. O consumo de refrigerantes favorece a perda óssea, além de conter diversos aditivos químicos. O excesso de café também favorece a excreção de cálcio.  Sugiro o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio, de boa biodisponibilidade, junto aos nutrientes que favorecem à entrada do cálcio no osso, como o brócolis e verduras de cor verde escura, sardinha, açaí e gergelim, por exemplo. Além disso, a exposição a luz solar é fonte de vitamina D, fundamental para equilíbrio ósseo.

- Unhas que não crescem: deficiência de vitamina A e zinco, uso de certos medicamentos ou problemas com saúde intestinal. Aumente o consumo de frutas e folhas verdes.

- Unhas muito finas e quebradiças: deficiências alimentares, doenças debilitantes. Comum em casos de síndrome de má-absorção, em que o problema, geralmente, é intestinal.

- Unhas com linhas horizontais e frágeis: falta de vitaminas do complexo B, algum desequilíbrio hormonal, sinal de intoxicação, traumas. O ideal é adotar princípios desintoxicantes, como a couve, o gengibre, e a casca de limão no suco, além de evitar alimentos ricos em corantes, conservantes e adoçantes. Atenção à intoxicação por consumo de alimentos quentes em recipientes de plástico, como por exemplo, o café em copo plástico.

- Unhas com manchas escuras e avermelhadas: pode ser trauma, pigmentação racial, envelhecimento precoce, por falta de antioxidantes na alimentação (presentes em frutas e verduras), excesso de açúcar, sal e gordura.

- Unhas arroxeadas, aumento da curvatura:  problemas circulatórios,  ou falta de antioxidantes na alimentação, além de excesso de açúcar, sal e gorduras.Sugiro alimentos como as castanhas, que contém arginina e melhoram a circulação.

- Unhas que soltam do leito, espessadas, com ceratose subungueal: psoríase ou intoxicação por medicamentos, infecções por fungos e problema com a flora intestinal e/ou hipersensibilidades alimentares. Inclua alimentos com poder antifúngico, como hortelã, própolis e semente de abóbora.

Para maiores informações, consulte o seu nutricionista.

Fonte:  ANutricionista.Com - Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 - Nutricionista em Piracicaba.

Cotter, P.D., Paul D. Cotter. Small intestine and microbiota. Intestino delgado e microbiota. Current Opinion in Gastroenterology, 27:99–105, 2011.

Timmermana H. M., Niersd, L. E. M., Ridwane, B. U. et. al Design of a multispecies probiotic mixture to prevent infectious complications in critically ill patients, 2007.

Almeida, Barros, L. Marinho, Bastos. C., Souza, Silva et. al. Disbiose intestinal. Rev. bras. nutr. clín; 24(1): 58-65, 2009.

Arias, B. U., Beltrán, J. F., Paz, J. E. G., Dinza, M. R. et. al. Flora bacteriana intestinal en pacientes con hepatopatías crônicas. MEDISAN v.14 n.5 Santiago de Cuba, 2010.

Guarner F. . Papel de la flora intestinal en la salud y en la enfermedad. Nutr.Hosp. v.22 supl.2 , 2007.

Mönckeberg F. B., Corsini G.A. GUT MICROBIOTA, METABOLISM AND CALORIC BALANCE. Rev. chil. nutr. vol.38 n.4, 2011.

Gill, H.S, Guarner, E. Probiotics and human health: a clinical perpective. Postgrad Med. J. 80:516-26, 2004.

Paschoal, V., Naves, A., Fonseca. A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios a pratica clínca. P. 142- 169, 2010.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.

Veja Produtos para Emagrecer, Perder Peso e Emagrecedores Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário